Escolha o copo ou taça correto para sua bebida

A caneca não é o copo ideal para cerveja no gosto dos brasileiros
Em um primeiro momento pode até parecer frescura da galera gourmet, mas dá uma conferida em como cada tipo de copo ou taça contribui para uma melhor degustação da sua bebida favorita...

Aposto que ninguém curte beber aquela cervejinha premium ou aquele vinho a dois no copinho de "prástico" né?

As taças e copos foram desenvolvidas para armazenar bebidas especificas, como água, cerveja, vinho, suco entre outros, mas com tantas opções disponíveis, fica difícil escolher o modelo correto na hora de servir os convidados. Para sanar todas as dúvidas, confere esse guia apresentando a funcionalidade de cada modelo e como usá-los da maneira correta:

Copo de Cerveja e Chopp

O copo ideal para servir chopp ou cerveja são aqueles conhecidos pelo formato de tulipa. Além de favorecerem a formação de espuma do liquido, eles ajudam a manter a temperatura da bebida por muito mais tempo. As canecas mesmo que vistosas e cheias de estilo não são tão bacanas, pela quantidade de bebida que comportam acabam permitindo que o líquido esquente antes de terminar de bebê-lo. É mais comum nos países de clima frio pois a cerveja não é consumida tão gelada.



Espumante e Champanhe

A taça para servir um champagne ou espumante é aquela conhecida como flûte, que possui um design mais fino e elegante, ideal para manter as borbulhas da bebida por mais tempo. Além disso, sua espessura direciona a efervescência e os aromas para o nariz, enquanto controla o fluxo acima da língua.

Vinho Tinto e Branco

O que irá determinar se uma taça foi feita para servir vinho branco ou tinto é o seu tamanho.

Vinho Branco: A taça de vinho branco é menor, pois a bebida deve ser servida aos poucos para manter a temperatura sempre gelada. Além disso, ela possui um bojo pequeno, que ajuda a conservar o aroma do vinho.

Vinho Tinto: O bojo da taça de vinho tinto é maior, já que a bebida precisa de contato com oxigênio para respirar e liberar seu aroma e sabor. Porém, o recipiente deve ser sempre preenchido até um terço da sua capacidade.


Martini

A taça de Martini possui um formato de copo triangular, estreito no fundo e aberto na boca, além de uma base mais alta. Isso porque a bebida deve ser consumida em pequenas doses e nunca com pedras de gelo. Quem quiser acrescentar um charme a mais na hora de servir os convidados, vale investir em frutas e guarda-chuvas decorativos na borda do recipiente.

Coquetéis e Bebidas Refrescantes

Para servir bebidas como água, refrigerante, suco e coquetéis, o copo ideal é aquele conhecido como long drink. Fino e alto, ele comporta muitas pedras de gelo e, em média, entre 250 a 300 ml de líquido.



Conteúdo elaborado em parceria com a Etna.

Comentários

Postagens mais visitadas